Crônicas

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Nostalgia não paga ingresso


A matinée em casa já começava no sábado e só acabava no domingo. Passávamos na locadora após o almoço de sábado em busca dos lançamentos da época: Admiradora Secreta, Clube dos Cinco, A Hora do Espanto, Goonies, Os Garotos Perdidos, Namorada de Aluguel... Enfim, uma gama infindável de filmes ocupavam as nossas tardes aos finais de semana.

Na segunda feira, íamos munidos de informações para o colégio e claro, colocávamos em prática algumas peripécias aprendidas com os personagens dos filmes. Nossa educação se baseava nas traquinagens dos filmes estilo “sessão da tarde”: jovens desocupados com o cérebro cheio de segundas intenções, calças baggy e nike cano alto, além das camisetas tamanho GG que caíam sobre os ombros e cobriam os joelhos...

O figurino “new wave” impressionava os corredores na hora do “recreio”. Os filmes dos anos 80 doutrinavam tendências, moda e comportamento. Era cool ser o galã da classe, o corajoso, o engraçadinho metido há espertinho quando muito não se passava de um virgem imaculado, (filmes como Porkys, A Primeira transa de Jonathan e Picardias Estudantis não me deixam mentir).

As produções oitentistas retratavam uma era singela e crédula para a moda, ou seja, você era o que tinha no armário e não o que as grifes e os designers produzem como os dias de hoje. A roupa era a sinalização pura e inocente da retratação do jovem perante a sociedade daquela época, demonstrava opressão, as inquietações com a censura, os conflitos com os pais e o comportamento entre os casais na descoberta do amor.

Sem muitos apuros literários, os filmes dos anos 80 me hipnotizavam! Existia um gênero para cada ocasião, ou para cada intenção. A época oitentista era pontuada por encontros de amigos na casa de amigos. Você levava seu melhor amigo para assistir um filme na casa do seu outro amigo, convidado pelo melhor amigo dele. E assim criava-se um ambiente amistoso para se conhecer as amigas dos amigos também...

Os filmes de comédia com segundas intenções eram pra ser visto com uma turma imensa, depois o óbvio acontecia: Começava-se a contar vantagem ou a dizer que o que Ferris Buller fez no Filme “Curtindo a Vida Adoidado” todo mundo faria...

Os filmes de aventura enalteciam o ego dos mais vaidosos. Quem não se sentia “macho” ao ver o mocinho salvando a mocinha em “Ruas de Fogo”? Uma emoção tomava conta da gente após o filme. A trilha sonora desse trailer é arrebatadora e hoje se transformou em clássico.

Já os filmes de terror eram estrategicamente usados para aproximar. Depois do susto que o Jason dava ao surgir do nada e matar um estudante no lago Crystal no filme Sexta-Feira 13, era necessário estar por perto, de preferência coladinho nela, só pra levar um apertão e segurar a sua mão.

Os filmes de adolescente daquela época eram psicodelicamente sensacionais, mas infelizmente nos reservam restrições em permanecer apenas em nossa memória “retro”, uma vez que a indústria cinematográfica tenha se tornado tão capitalista a ponto de não relançar esses sucessos imbatíveis pelo fato de não movimentar as vendas como os filmes enlatados e pasteurizados de hoje.

A modernidade possui seu encanto, mas em se tratando da sétima arte, eu traçaria uma metáfora: Esbarrei com a modernidade num luxuoso restaurante de lagostas e acordei com ela cheia de bob na cabeça, maquiagem esparramada, pés de galinha visíveis e sem o enxerto no sutiã.

2 comentários:

  1. sem duvida a melhor cronica que voce escreveu...
    eu tambem lembro com muita saudade desse tempo que nao volta mais...
    era tudo tao mais inocente ne? era uma epoca muito boa...as pessoas eram tao menos egoistas..tao mais amigas..mais empolgadas...
    eu tenho saudade nao so dos filmes..mas do repertorio musical dos anos 80 tb...
    voce me deu uma boa ideia...podemos prossegir com os filmes anos 80...podemos recriar essa epoca entre amigos...afinal..nostalgia nao paga ingresso!!!!

    ResponderExcluir
  2. "...and I don't know where I ever got the bright idea that I was cool
    so alone and independent
    but I'm depending on you now
    and you'll always be the only thing that I just can't be without
    and I'm out for you tonight
    I'm comin' out for you tonight..."


    A propósito, sugiro o início de um "clube dos quatro" para esse adorável remember ds filmes anos 80...um fim de semana na casa de cada um, como nos velhos e inesquecíveis tempos...
    Importante: os de terror eu passo...rsssss

    ResponderExcluir